top of page
paineis-fotovoltaicos-marilia-sp.jpg
1616711025539.jpg

Energicamente produtivo

Potencial energético fotovoltaica do Ceará é a maior do país

No Brasil, hoje existem 412.842 usinas de GD (Geração Distribuída) instalados, representando cerca de 0,50% das unidades com ligação de energia elétrica em todo país, ultrapassando uma potência instalada de 5.000 MW. 

​

Segundo a ABSOLAR, o CE está em 9º lugar no ranking dos estados brasileiros em geração distribuída, com 170,9 MW instalados e o 4º em geração centralizada. A tecnologia fotovoltaica representa oportunidade de geração de empregos e desenvolvimento sustentável, econômico e social para os cearenses. 

​

​

Glossário solar

​

Unidade de Conservação (UC) é a denominação dada pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) (Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000) às áreas naturais passíveis de proteção por suas características especiais

​

​

Por conta da localização próxima a linha do equador, assim como da incidência de raios solares, o potencial energético do Ceará é desenvolvido e dentro da produção limpa. "Tivemos um crescimento muito expressivo da matriz energética solar no último ano, porém ainda temos muito espaço para crescer, visto que o estado conta com um dos maiores índices de irradiação do Brasil. Além disso, a capital Fortaleza e o estado Ceará, são vistos como os principais geradores de energia fotovoltaica na região Nordeste”, conta a Agnes Magalhães, diretora comercial da Ecori unidade Fortaleza.

Placas fotovoltaicas (Foto: Fragmaq)

Saiba mais. 

​

A produção de energia, que hoje em sua maioria é gerada é através das usinas hidrelétricas, e aumentar a geração própria de energia solar, por ser uma fonte de energia renovável, limpa, acessível, ter baixo custo de instalação e manutenção e não exterminar a vegetação natural da região onde a usina está instalada

1-placas-fotovoltaicas.jpg

O Brasil é privilegiado por ter energia hidrelétrica, solar e eólica advindas de matrizes limpas e que não prejudicam o meio ambiente. São fontes de energia complementares e diminuem a necessidade de termelétricas, que é uma fonte bem mais cara e poluente. De acordo com Aneel, no Ceará existem 11.051 usinas de GD instalados, representando 0,3% das unidades com ligação de energia elétrica em todo Estado do Ceará, com potência instalada de 185.609,48 MW, propiciando cerca de 3.500 postos de trabalho e um investimento previsto na ordem de R$ 600 milhões para este ano de 2021. 

 

Para o futuro, o Ceará tem muito a caminhar para elevar ainda mais sua produção energética limpa e sustentável. De acordo com as estimativas da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) o ano de 2021 trará um acréscimo de 5,09 GW em potência instalada de energia solar fotovoltaica no Brasil.

bottom of page